Você já deve ter visto que algumas empresas, geralmente de médio e grande porte, possuem uma plaquinha ou mesmo uma página na internet com a missão, a visão e os valores da organização. Informações como essas fazem parte do planejamento da empresa e também dizem respeito à cultura organizacional, mas será que isso pode ser aplicado ao Microempreendedor Individual?
A resposta é sim. É claro que identificar a missão, a visão e os valores em uma empresa de grande porte leva tempo, estudo e recursos, ou seja, essas informações não vem de mera conveniência ou de achismo por parte de quem as escolhe. De qualquer forma, apesar de o MEI não dispor de uma estrutura técnica para elaborar essas informações, ele mesmo pode ter umas noções básicas sobre o que quer com o seu negócio próprio.
Antes, porém, vamos falar um pouco sobre o que quer dizer a missão, a visão e os valores de uma empresa. De modo geral, a missão tem a ver com o que a organização faz no tempo presente. Já a visão diz respeito ao que a empresa quer ser no futuro, ou seja, está ligada aos objetivos e às metas. Os valores, por sua vez, são referências para o trabalho da instituição, isto é, são uma espécie de norteadores que passam por todas as ações da empresa.
Como um Microempreendedor Individual, você pode aplicar esses conceitos ao seu negócio. Qual é a sua missão como MEI? O que você pretende fazer? Por exemplo, um professor particular poderia ter como missão "oferecer conteúdo de qualidade por meio da internet para alunos da cidade X". Já para definir a visão, é preciso ter em mente a posição que se quer alcançar. De preferência, faça metas para cumprir daqui a dois anos. Vamos a um exemplo de visão? No caso do professor, poderia ser "Tornar-se referência estadual no ensino da disciplina Y até o ano de 2017".
Já os valores, em grande parte, vão se confundir com os valores pessoais do próprio Microempreendedor Individual. Ainda assim, é preciso levar em conta que você é um empresário e, como tal, nem sempre poderá resolver certas questões como se fosse na sua vida pessoal. Por exemplo, se você tem o perfil de quem não leva desaforo para casa, necessitará de um pouco mais de compreensão, afinal, dependerá dos clientes para o sucesso de seu negócio e, eventualmente, algum deles poderá lhe tratar de uma forma rude.
Percebeu a importância de anotar a missão, a visão e os valores de seu negócio individual? Se quiser, você pode até colocar essas informações expostas, caso tenha um estabelecimento fixo. Ainda assim, se quiser deixá-las em local em que só você terá acesso, não há problema. O que é importa é você ter uma noção de planejamento estratégico de sua pequena empresa, ou seja, descobrir onde você está e programar para onde você quer ir, sem esquecer dos fundamentos das ações (os valores) que levarão o seu negócio de um ponto ao outro.
O que pensa dessa ideia? Compartilhe sua opinião conosco, nos comentários abaixo. Participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário