Publicidade

Receba conteúdo do Canal do Mei no seu e-mail

Saiba como divulgar o seu negócio

terça-feira, 14 de abril de 2015

MEI: como cuidar do fluxo de caixa de seu negócio

Se você é Microempreendedor Individual (MEI) deve saber a importância do fluxo de caixa para a saúde financeira do seu negócio próprio, não é mesmo? De modo bem simplificado, o fluxo de caixa consiste no controle das entradas (receitas) e das saídas (despesas) da sua pequena empresa.

Como Microempreendedor Individual, você precisa fazer até o dia 20 de cada mês o Relatório Mensal de Receitas Brutas referente ao mês anterior. O próprio Portal do Empreendedor oferece um modelo de relatório para download. Anualmente, o MEI também deve declarar o valor do faturamento do ano anterior. A primeira declaração pode ser preenchida pelo próprio Microempreendedor Individual ou pelo contador optante pelo Simples, de forma gratuita.

Você costuma controlar o fluxo de caixa de seu negócio? Tem noção do que entra e sai da sua empresa? Saiba que esse controle é essencial para que você permaneça no mercado e consiga ter lucratividade a longo prazo. No vídeo, a seguir, o professor Samuel Marques, especialista em finanças, ressalta a importância de se fazer o fluxo de caixa e resume esse processo.




Se interessou pelo assunto? Você pode se aprofundar ainda mais com o curso Os Segredos da Gestão Financeira, em que o professor Samuel Marques explica de forma detalhada como se faz o fluxo de caixa, além de como se faz previsões financeiras para investimentos e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário