Vender mais é o objetivo de todo microempreendedor individual que acabou de abrir o seu negócio próprio ou mesmo já tem certo tempo como empresário. Seja em um cenário de crise econômica ou de concorrência acirrada, atrair os consumidores para um empreendimento nem sempre é tarefa fácil. Para que você consiga ter êxito nesta ação e, com isso, aumentar as vendas da sua empresa, vamos passar a seguir 7 dicas de como vender mais com a ajuda da divulgação. Confira!
1 - Conte com o auxílio de familiares e amigos
A "fofoca" boa é aquela que serve para espalhar informações úteis. É bem verdade que ninguém divulga algo em que não confia, para não "queimar o próprio filme", não é mesmo? No início da empresa, talvez seja difícil contar com a divulgação espontânea de clientes. Ainda assim, não desanime. Para fazer seu negócio próprio vender mais já no começo da atividade, incentive os familiares, amigos e colegas a fazer um "boca a boca" favorável para a sua marca.
2 - Invista em placas, faixas e folhetos
A propaganda pode não ser 100% a alma do negócio, mas sem dúvida ela é um importante recurso para atrair a atenção dos consumidores para produtos e serviços e, com isso, dar o pontapé inicial para as vendas. Com pouco investimento, você poderá fazer placas, faixas e folhetos impressos para divulgar o seu negócio próprio. Antes de fazer isso, no entanto, consulte as leis referentes à publicidade no seu município e cuide para que não haja erros de português nas suas mensagens, o que pode prejudicar a imagem da sua empresa. Se tiver dúvida em uma frase, faça uma rápida consulta no Google, que encontrará a resposta.
Facilitar as condições de pagamento, como comércio com cartão de crédito ou outros meios online, como PayPal e Mercado Pago, também ajudam a vender mais. Foto: morgueFile. |
3 - Utilize o som volante
Um recurso que contribui para vender mais, principalmente em bairros e em pequenas e médias cidades, é o som volante. Hoje em dia, você pode contratar um serviço terceirizado de locução pela própria internet, em plataformas de profissionais freelancers. Você envia o texto e recebe a locução pronta. Na mensagem, você pode fazer desde um convite para que as pessoas conheçam o seu estabelecimento até apresentar algumas promoções. Assim como no caso das placas e faixas, lembre-se de consultar as leis da sua cidade sobre o uso do som volante, já que em alguns municípios essa prática é proibida ou limitada a áreas e horários específicos.
4 - Use cartões de visita e imãs de geladeira para lembrar sua marca
Para que um negócio próprio tenha sucesso em longo prazo, é preciso pensar em estratégias de venda duradouras. Logo, não basta vender só uma vez. Você deve criar condições para que os clientes retornem ao seu estabelecimento ou voltem a adquirir seus produtos e serviços. Para isso, facilite ao máximo eles encontrarem a sua marca. Os cartões de visita são uma boa opção na hora de deixar os dados para os consumidores, principalmente, na área de serviços. Imãs de geladeira, bem como outros brindes, com os dados da sua empresa, como site e telefone, também contribuem para lembrar a marca na mente do público-alvo.
5 - Faça anúncios
A publicidade, seja em meios tradicionais, como jornal, rádio e televisão, ou em plataformas modernas, como a internet, é uma excelente forma de divulgar o seu negócio próprio e aumentar as chances de a empresa vender mais. A vantagem da publicidade online, por exemplo, no Google ou no Facebook, é que você poderá segmentar a exposição dos seus anúncios para diferentes públicos. Por exemplo, você poderá facilmente criar anúncios que serão exibidos somente para as pessoas da sua cidade. Outro benefício é começar a anunciar com poucas quantias de dinheiro, como 50 reais ou até menos.
6 - Divulgue seu negócio nas redes sociais
Como você já deve ter observado no seu dia a dia, as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras. Para atrair o seu público, você deve estar onde ele está. Portanto, crie uma página ou um perfil nas redes sociais e divulgue seu negócio próprio. Participe de grupos específicos do seu nicho de mercado e mostre sua empresa também nesses espaços, antes só veja se as regras do grupo permitem isso. Lembre-se de que os seus seguidores também vão se interessar por conteúdo e não só ofertas. Logo, compartilhe links interessantes (textos, vídeos, áudios etc.) sobre a sua área de atuação. Um artesão, por exemplo, pode postar uma matéria de uma revista sobre decoração de interiores.
7 - Aproveite o WhatsApp
As mensagens instantâneas do WhatsApp são ótimas para serviços de entrega rápida ou então para profissionais que atendem em domicílio. Se possível, tenha um número só para se comunicar com os clientes. Para vender mais, coloque o contato em todos os seus materiais de divulgação. Outra opção é criar um grupo exclusivo para seus clientes habituais e, assim, avisá-los sempre que houver alguma novidade. Contudo, avalie se um grupo não lhe tiraria tempo demais, por causa das atividades de moderação. Ah, também não se esqueça de pedir a autorização do cliente para acrescentar o número dele no WhatsApp.
#DicaBônus - Persistir e acompanhar resultados
Um dos grandes erros de microempreendedores e empresários em geral é começar a aplicação de uma estratégia e, passado algum tempo, desistir da ação. Em alguns casos, o trabalho é até concluído, mas não é avaliado, ou seja, mensurado. Se você executar mais de uma forma de divulgação, terá que medir os resultados de cada ação para, assim, saber quais trouxeram melhores resultados. Como MEI, pela característica nata de ser um pequeno negócio, as atividades de mensuração são um pouco mais fáceis, já que você mesmo tem controle sobre toda a empresa.
Pronto (a) para vender mais? Além dessas, quais outras ações você faz para divulgar seu negócio próprio? Deixe seu comentário aqui no site.
Legal de mais as dicas. 👍
ResponderExcluir